quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Constantin Stanislavski

Eaê galera! A paz do Senhor!

Como vocês já sabem nesse semestre aqui no blog, nas quartas-feiras, haverão Hangouts de estudo do livro A PREPARAÇÃO DO ATOR, de Constantin Stanislavski.

As Hangouts começarão no dia 21 desse mês, em razão do carnaval. Como é grande o número de pessoas que viajam ou vão para acampamentos nesse feriado, decidimos fazer as transmissões em um dia que todos pudessem assistir e participar.

E hoje estou trazendo um texto falando um pouquinho da história de Stanislavski e suas obras. Confiram:

--

Stanislavski 
Constantin Stanislavski nasceu na Rússia, em 1863, de uma família de comerciantes, e ainda muito jovem sentiu-se atraído pelo teatro. Trabalhou durante muito tempo como ator amador, até que, em 1897, encontrando-se com Vladmir Danchenki, resolveu fundar com ele o Teatro Popular de Arte, nome original do Teatro de Arte de Moscou, na direção do qual manteve-se durante quarenta anos.

De sua experiência como ator e diretor resultou o desenvolvimento de um "sistema" de trabalho que foi adotado pelos atores de sua companhia (conhecido como Sistema Stanislavski). Eles viajaram pela Europa e os Estados Unidos, entre 1922 e 1924. Sua influência foi grande no teatro dos países que visitou. Em 1925 publicou o livro "Minha vida na arte", onde falava de suas experiência teatrais.

Gravemente enfermo, reduziu suas atividades ao trabalho de diretor e principalmente às pesquisas com cantores, pretendendo dar uma nova realidade interpretativa ao drama lírico. Os últimos anos de sua vida foram dedicados, em grande parte, a escrever sobre as suas ideias e experiências no teatro. Morreu a 7 de agosto de 1938, em Moscou.


Elizabeth Hapgood
Em 1924, Elizabeth Hapgood, estudiosa americana da literatura, e seu marido, Norman Hapgood, crítico de teatro e editor, amigos de Stanislavski, tentaram convencê-lo a escrever e publicar o resultado de suas experiências no Teatro de Arte de Moscou. Stanislavski não queria escrever uma gramática inalterável, pois o sistema não tem como finalidade criar uma espécie de receituário para a interpretação de certos papéis. Temia estabelecer regras que pudessem parecer rígidas. Finalmente, diante da possibilidade de que esses escritos viessem a estimular outros artistas a prosseguir com as pesquisas, decidiu-se.

Norman Hapgood
Em 1930, esboçou os dois primeiros livros que deveriam, segundo o seu desejo, ser editados ao mesmo tempo para servir de guia, primeiro, no trabalho de preparação interno do ator, e segundo, no aproveitamento das técnicas exteriores para a criação da personagem sobre a cena. O primeiro original, "A preparação do ator", foi enviado aos Estados Unidos, traduzido por Elizabeth Hapgood e editado em 1936, dois anos antes que este mesmo livro fosse publicado na Rússia.

Em cartas e numa visita que E. Hapgood fez a Stanislavski em 1937, este lhe falou a respeito do assunto que iria constituir o segundo volume - "A construção da personagem" -  onde tratava das chamadas técnicas exteriores: treinamento do corpo e trabalho rigoroso da voz, ambos instrumentos com que o artista no palco expressa convincentemente o que ele também desenvolveu na etapa de sua criação interior.

Nessa mesma época, Stanislavski trabalhava em um projeto que lhe tomou muito de seu tempo, e nesse projeto trabalhou até a sua morte, no ano seguinte. Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que E. Hapgood recebeu, do filho do autor, o original de "A construção da personagem". Esse atraso de treze anos entre a publicação do primeiro e do segundo livro acarretou em sérias imcompreensões e falsas interpretações por parte de muitos. Esses dois livros correspondem aos trabalhos a serem efetuados numa mesma fase de formação do artista. Muita gente se concentra no conteúdo do primeiro volume, na pesquisa interior, e desconsidera o segundo, a criação do personagem em termos físicos, igualmente importante.





--

Saiba mais sobre o Sistema Stanislavski acessando a postagem "O estudo da ação - Stanislavski ".

Vídeo:
Stanislavski, Constantin - Resumo da vida e obra


Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário