segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As Habilidades de um Palhaço #0 - Criatividade no Evangelho

Eaê galera! A paz do Senhor!

No ano passado tivemos várias postagens sobre como montar seu palhaço: a maquiagem, narizes, roupas, técnicas de como se portar no palco, conceitos... E agora, o que falta? Por a mão na massa!!

O quê? Você ainda não sabe o que o seu palhaço vai fazer??? PÁRA TUDO!!!

A primeira coisa que se deve fazer antes de criar um palhaço é pensar o que ele vai fazer: qual a habilidade dele, qual a profissão dele... Exato, "profissão". Existem palhaços com profissão: mágicos, pintores, mestres de cerimônia, contadores de histórias... Os "caracter clowns" (palhaços personagens, ou CLOWN no Brasil), na maioria das vezes, retratam um determinado estilo de vida, profissão ou estereótipo exagerado. Um bom exemplo é o Mr. Art Guffaw e vários palhaços mágicos.
Mr. Art Guffawé um personagem criado por Jim palhaço Jackson. He wears a red nose, painter overalls, funny shoes, and a small black hat.  
Ele usa um nariz vermelho, macacão de pintor, sapatos engraçados, e um chapéu preto 
de pequeno porte. His adventures in the art studio are fantastic and make us laugh, which is what clowns have been doing for thousands of years all over the world. Suas aventuras no estúdio de arte são fantásticos e nos fazem rir
, que é o que os palhaços vêm fazendo há milhares de anos em todo o mundo.



*Você precisa saber o que o seu palhaço vai fazer antes de escolher a roupa dele, para que a roupa seja adequada ao que ele vai fazer. Você não pode fazer cambalhotas e acrobacias se usar uma roupa apertada demais que limite os seus movimentos, ou uma grande demais que os atrapalhe.


Resumindo
: Antes de você encarar sua audiência, antes mesmo de montar a aparência do seu palhaço, você precisa saber o que vai fazer, como vai entreter o público, o conceito e o motivo da existência do seu palhaço

Você ainda não faz idéia do que fazer? Não se preocupe, pois nesse semestre vou trazer as várias possibilidades de trabalho com clown, desde malabarismo e mágicas até pantomimas e stand up comedy. Por isso, aproveite e não perca nenhuma postagem desse semestre! Vai ser uma benção!!

--
Mas, antes de encerrar essa postagem gostaria de falar de um assunto meio chato com vocês: infelizmente ainda há preconceitos em relação às artes nas igrejas e ministérios. É possível que você tenha que enfrentar esse tipo de resistência. Muitos condenam novas formas de levar a mensagem de Deus por simplesmente não ter conhecimento sobre essas novas técnicas, por demasiado cuidado de não desobedecer a de Deus ou por zelo dos métodos mais tradicionais (Eles não têm culpa, só desconhecem a verdade desse tipo de trabalho evangelístico). Mas temos que lembrar que até Jesus usou de meios não-convencionais (pra época) para ensinar sobre as verdades do Reino: Jesus era um contador de histórias. Para alguns poderiam ser apenas histórias para crianças, mas para aqueles que buscavam entender o que essas histórias ensinavam, eram revelações sobre o mundo espiritual.

“Jesus abordava as pessoas com técnicas psicológicas que estamos começando a entender. Em vez de mostrar-se superior, dando palestras eruditas baseadas nos seu conhecimento teológico, ele humildemente dizia o que queria através de simples histórias. Falava de um modo que levava as pessoas a ouvirem, porque sabia o que as fazia querer escutar. Jesus foi um poderoso comunicador porque compreendia o que a psicologia está nos ensinando hoje: que baseamos a nossa vida mais no que acreditamos do que no que sabemos.
...
 Jesus compreendia a forma de pensar das pessoas. Ele foi um dos maiores professores da história porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir da sua perspectiva pessoal. Por isso ele ensinava por meio de parábolas”.


Jesus usou de meios criativos para ensinar a verdade: por PARÁBOLAS, que são comparações entre duas realidades (o mundo físico e o mundo espiritual). Nessas parábolas, Jesus usava elementos do dia-a-dia para explicar e ensinar sobre o mundo espiritual. E o que é a arte? É uma forma de ilustrar e explicar uma verdade do artista; e os artistas cristão falam sobre a única verdade que realmente importa: que Jesus Cristo é o Senhor sobre toda a criação. Da mesma forma que Jesus fazia ilustrações, nós ilustramos e facilitamos a compreensão sobre as verdades do Reino de Deus.

Nós devemos buscar novas formas de levar o evangelho, porque isso faz a diferença. Como o meu amigo Eliseu de Lima explica no vídeo abaixo: "A criatividade deve ser a nossa grande aliada".

Ensino Criativo
 

O Eliseu ainda dá uma forma de levar o evangelho para quem sofre com o vício alcoólico: com mágica!

Eliseu de Lima - Campanha Contra o Alcoolismo
 

Confiram também a mensagem do Eliseu sobre a criatividade no evangelho.

Para encerrar, quero lhe dizer:  coloque o seu ministério nas mãos de Deus, e Ele vai te usar e abençoar! Confie nEle!





"Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." Hebreus 12:1

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário