segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As Habilidades de um Palhaço #2: Malabarismo


Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje, na série As Habilidades de um Palhaço, vamos falar sobre MALABARISMO, a arte de se manipular um ou mais objetos!

Então, vamos supor que você queira aprender a fazer malabarismo com facões enquanto se equilibra em uma prancha que está pegando fogo. Por onde começar? Bem, a não ser que queira fazer uma visita à emergência do hospital, a melhor maneira de começar é com inofensivas bolas de malabarismo.

O site Manual do Mundo produziu um vídeo com o malabarista Lucas Abduch, onde ensina os passos básicos do malabarismo e afirma: qualquer um pode fazer malabarismo com 3 bolinhas em apenas um dia! Confira:


Para ver mais vídeos tutoriais e apresentações de malabarismo com bolas e outros objetos, acesse o canal de Lucas Abduch, o Malabarize-se.

O mais conhecido tipo de malabarismo é o malabarismo de lançamento (que conferimos acima), no qual o artista está lançando e pegando pelo menos um objeto a mais do que o número de mãos que está usando; mas não é o único tipo de malabarismo. Muitas pessoas pensam em malabarismo por lançamento quando ouvem a palavra "malabarista", mas existem muitos outros truques com objetos que fazem parte desse mundo.

Malabarismo de contato é uma forma de arte recente em que o malabarista manipula uma ou mais bolas por meio de um contato constante com seu corpo. Popularizado pelo malabarista Michael Moeschen, que realizou o malabarismo de contato no filme "Labirinto," a arte exige astúcia e controle. Um conceito importante no malabarismo de contato é o isolamento. Isolamento é a ilusão de que a bola permanece no mesmo lugar, não importa o que o malabarista faça. Um malabarista de contato experiente consegue rolar a bola por seu corpo com movimentos leves e sutis que parecem desafiar a gravidade.

Outra forma popular de malabarismo é a manipulação de bastões chineses. Um bastão chinês é uma vara um pouco mais larga nas pontas do que no centro. O malabarista mantém o bastão chinês no ar usando duas varetas para controlá-lo. Os malabaristas podem jogar os bastões chineses de um lado para o outro, girá-los como as hélices de um helicóptero e fazer muitos outros truques impressionantes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000089/0000021771.jpg
Malabarismo com Bastões Chineses
O diabolô é outro objeto preferido pelos malabaristas. O diabolô é um carretel que o malabarista manipula usando um cordão amarrado a duas varas. Um bom malabarista consegue girar bem rapidamente o diabolô, fazendo truques como lançamentos complexos, giros e voltas no cordão ou até mesmo nas próprias varas. Os diabolôs algumas vezes são chamados de ioiôs chineses.


O giro de pratos é ainda outra forma de malabarismo. Os malabaristas equilibram pratos giratórios em varas, jogando-os no ar e pegando-os novamente. Alguns truques exigem uma dúzia ou mais de pratos, todos girando ao mesmo tempo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic1QLy3QqsF18VXlwuMrqfCNw_BJEnBR0nixvDOdu_ytB8jg-10wU5W_vJcwWrOvqviZ04_X-so07ifdTmSEJlKfPX3GcJl5dS5gWMVm5nLbLM0Tl5iEiC0GafYVMCPEDqKLPSJJUCDpw/s1600/plates.png

Existem muitos outros truques de agilidade que se enquadram na categoria de malabarismo, inclusive se equilibrar em um rola-bola ou em uma prancha sobre um cilindro ou ficar no topo de uma escada de mão sem qualquer outro apoio. Muitos malabaristas incorporam truques de equilíbrio em suas apresentações. Você verá muitas vezes um malabarista equilibrando uma clava em seu queixo ou girando uma bola em uma vara enquanto faz malabarismo de lançamento com outros objetos.

rola bola
Rola-Bola
Alguns malabaristas de lançamento acreditam que essas atividades e outras similares não deveriam ser consideradas malabarismo. Mesmo que admitam que fazer essas façanhas e truques exige muita habilidade e prática, eles dizem que isso não é malabarismo. De acordo com a história, no entanto, as pessoas usavam a palavra "malabarismo" de forma livre para todos os tipos de apresentações que exigiam habilidade. É provável que os limites do que as pessoas consideram malabarismo continuem a crescer à medida que elas encontrarem ainda mais maneiras de impressionar o público com a manipulação de objetos.

--

Aí você me pergunta: mas como eu vou usar isso no evangelismo e na edificação de pessoas? Simples, você vai colocar um significado em suas ministrações. Você usará o malabarismo para ilustrar o que você quer ensinar. Eu não consegui achar na Youtube uma ministração cristã com malabarismos, mas uma das apresentações do palhaço Siricotico é um bom exemplo:

Infelizmente, a filmagem parou na hora que ele ia fazer a ilustração. |=P

Mas um bom exemplo de artista que leva mensagens, inspiradas por Deus, através do malabarismo é a Palhaça Peteca.

Ministração com malabarismo
Palhaça Peteca

A palhaça Peteca trabalha como "mestre de cerimônias", apresentando grupos em festivais artísticos cristãos, e entre as ministrações ela traz alguns números circenses com mensagens bíblicas. Dos que eu já vi, ela trabalhou com lançamento de bolas (foto) e com giro de pratos,e sempre trazendo uma meditação relacionada.

As possibilidades são muitas, e se você quer trabalhar com evangelismo através do malabarismo, deve buscar conhecê-las. A partir daí, é a sua criatividade guiada pelo direcionamento e inspiração divína.

E se você estiver precisando dos materiais e tiver a habilidade de confecção, visite o site www.ENSAIMADAMALABAR.com e confira várias receitas e tutoriais para fazer seus instrumentos de malabares. Clique aqui para ver o site traduzido para português (ou quase isso...) .

--

Espero que tenham gostado!

Grande abraço!!

Pedro Rois

Fonte:
 http://pessoas.hsw.uol.com.br/malabarismo.htm
 http://www.manualdomundo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário