quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A importância do figurino no espetáculo

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje trago para vocês um artigo sobre a importância do figurino no espetáculo que encontrei no site Artes.com. Como ele é muito grande, coloquei só a primeira parte dele; mas o link com o texto completo pode ser acessado no final do texto. Recomendo que leiam o todo artigo, pois é ótimo! E também estou trazendo dois vídeos que falam sobre o figurino. Confiram:

--

Como entender a importância do figurino no espetáculo?
Janice Ghisleri
Estilista e Figurinista, Bacharel em Moda
UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina.

Alguns figurinos ou alguns elementos cênicos podem assumir papéis tão importantes quanto um ator dentro de um espetáculo, pois podem possuir peso e função tamanha que acabam falando por si só.

Antes de considerar um grau de importância do figurino primeiro é preciso definir o que é. Chamamos Figurinos o traje usado por um ou mais personagens de uma produção artística, independente de sua linha (teatro, dança, cinema, musicais, etc.). Alguns profissionais se referem aos figurinos como traje, indumentária, vestuário, mas temos algumas diferenças básicas que diferem nos termos. Denominamos que indumentárias seriam todo o vestuário em relação a uma determinada época e povos. Vestuário, um conjunto de peças de roupas que se veste e o figurino seria o traje usado por um personagem criado.

Consideramos como figurino tudo que o ator leva em cima de si, temos então as roupas e acessórios. Em relação aos acessórios classificamos a joalheria, chapelaria, calçados, luvas, sombrinhas, leques, lenços entre outros. Alguns acessórios já foram parte integrada e essencial na composição do look da vestimenta em épocas passadas, mas atualmente não são mais usadas, como luvas, sombrinhas, alguns estilos de chapéus, chales, etc, hoje estes somente são usados eventualmente em determinados lugares ou quando devemos mostrar figurinos de época.

Segundo Cunningham, “o figurino é um traje 'mágico' – um traje que possibilita, por um tempo, o ator ser outra pessoa. Como a capa de Próspero, que concentrava seu poder sobrenatural sobre os ventos e os mares. A roupa do ator, ajuda a concentrar o poder da imaginação, expressão, emoção e movimento dentro da criação e projeção do caráter do espetáculo”.(Cunningham, 1984:01)

O figurino é mais que uma simples veste, mais que uma roupa, pois ele possui uma carga, um depoimento, uma lista de mensagens implícitas visíveis e subliminares sobre todo o panorama do espetáculo e possui funções específicas dentro do contexto e perante o público, ora com grau maior ora menor.

O figurino tem como duas funções básicas definir o personagem interpretado pelo ator e ajudar a estabelecer o tema, idéia e atmosfera da produção interpretada pelo diretor além de mais outras quatro não menos importantes.

O figurino é parte importante do espetáculo, pois através dele se cria uma linguagem através das formas, cores, texturas, transmite a época, a situação econômica política e social, indica a região ou cultura, estilo do personagem, estação climática, aspecto psicológico, enfim os elementos necessários para passar ao espectador o sentido do espetáculo, devendo mostrar as relações entre todos os personagens.

(Leia o artigo completo clicando aqui!)

--

Teatro e Figurino

Luciana Vendramini relaciona a moda com o teatro

Grande abraço!

Pedro Rois

2 comentários: