terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cultura Hip-Hop

Salve, salve galera!!

    Hoje falarei sobre a “Cultura Hip-Hop”, a história do hip-hop, o hip-hop na sociedade, Suas vertentes, como ela é vista dentro das igrejas cristãs evangélicas e outros mais. É isso ai galera espero que vocês gostem curtam e compartilhem para quem quiser, pois é muito bom  quando  nós trabalhamos ou dançamos algo o qual nós sabemos a história e muito mais.


História
  
    O Hip-hop surgiu nos subúrbios negros e latinos de Nova York, durante a década de 1970, Estes subúrbios os quais eram verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como a pobreza, violência, racismo e tráfico de drogas entre outros. Os jovens encontravam nas ruas o único espaço de lazer e entravam num sistema de gangues onde se confrontavam de maneiras violentas na luta pelo domínio territorial. Nesses bairros  haviam habitantes do karibe, vindos principalmente da Jamaica onde aconteciam festas nas ruas com equipamentos sonoros ou carros possantes chamados de Sound System  os quais foram levados para o Bronx um dos bairros de Nova York pelo  DJ Kool Herc que migrou com sua família aos doze anos para os EUA, foi ele quem introduziu o  Toaster (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc entre outros observaram que nasciam diferentes manifestações artísticas de rua dos jovens ligados aquele movimento e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço. As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de amenizar a violência em que viviam, dançando o break e competindo com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado, hoje, o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos.



Os quatro elementos, são eles:
     
DJ - Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico. Seu criador, DJ Kool Herc, desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys e B.Girls a dançarem e MCs a cantarem.
    
MC (master of cerimonies) - Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem.
     
B.Boy - Desde o início da década de 1960, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções. As gangues da época usavam o break para disputar território: a gangue que se destacava era a que comandava o território.
    
Graffiti - o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte e é usado por muitos como forma de expressão, protesto e denúncia.


Como a cultura é vista pela sociedade
    
    Hoje a cultura hip-hop está crescendo bastante, tem sido respeitada por uma parte da sociedade e até ganhado mais credibilidade , pois vemos graffiteiros que são donos de grandes agencias de publicidades, rappers, DJs e B.Boys que fazem grande sucesso, mas ainda sim o preconceito existe na sociedade e não é pouco.
    Assim como na sociedade, as igrejas evangélicas também têm tido respeito e têm aceitado a cultura hip-hop, mas ainda existem igrejas que têm preconceito por achar que essa cultura é coisa de marginal e muitas nem sabe que o hip-hop  é uma cultura.



Cultura Hip-hop e adoração ao Senhor


1 Coríntios 10:31 diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
   
    Sei que já citei esse versículo antes, mas sito ele de novo, pois ele fala com poucas palavras muito sobre adoração ao Senhor. Não importa o que você faz, o que importa é que você tem que fazer tudo para adorar e glorificar o nome do Senhor. Então se você e DJ, MC, B.Boy, Graffiteiro ou se identifica com alguns desses, não se esqueça que foi Deus que lhe deu esse dom e  com eles você deve adora-LO.

    
    É isso ai galera, espero que vocês tenham gostado. E até a próxima!! Flw galerinha, Paz!!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário