quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dicas de Graffiti - Parte 2: No Muro

Eaê galera! A paz do Senhor!

Segue então a parte 2/3 das dicas de graffiti feitas pelo  Hip Hop Brasil:

--

No Muro

Primeiro piece

1 - Uma lata de latex branco é a base de um bom graffiti. Normalmente, o ideal seria limpar ou lavar a parede com tinta latex de boa qualidade. (Não use cal, pois ela absorve a tinta spray ;-)) Para conseguir um bom resultado, você deve aplicar pelo menos, duas demãos de latex no lugar onde vai graffitar. Isso faz com que o trabalho dure mais tempo.
2 - Você pode usar rolos de 5 a 10 cm para fazer letras, ou de 3 cm para esboçar desenhos. Pincéis podem fazer milagres na hora de ober pequenos detalhes ou contornos, caso o muro ou a parede tenha buracos.
3 - A base deve ser inicialmente branca, pois esta cor aceita facilmente o seu graffiti e também evitará o risco de que alguma sujeira coprometa o seu trampo.
4 - Se você for fazer um piece com tinta latex as bisnaguinhas de tinta são indispensáveis! Tenha sempre várias delas. As bisnaguinhas de tinta são os corantes usados para o latex, a fim de se obter a cor desejada.
5 - Tenha sempre a mão alicates para fechar os pinos do spray e abrir latas de tinta (nem que você tenha que pedir um emprestado para o dono do muro) e estiletes para cortar a máscara de papel.
6 - É recomendável, também, usar uma máscara para se proteger do cheiro da tinta, principalmente se você tiver algum tipo de alergia a tinta ou ao cheiro dela.

Dicas »» Degradê com tinta latex
O primeiro passo será determinar as cores que serão usadas, tomando sempre o cuidado com as misturas, nada que não combine (vá na dica das cores para saber mais). De preferência use dois tons de uma mesma cor, um escuro e um claro. Detrmine um limite para as cores e pinte com os dois tons.

O pincel deve correr sempre no sentido do limite das cores. Ou seja, se o limite for na vertical o pincel correrá de cima para baixo ou vice versa, e se o limite for na horizontal o pincel deverá correr da direita para a esquerda ou vice versa.

Sempre limpe o pincel para o uso de cada cor. Quando for mesclar as cores o pincel deve estar totalmente seco.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpR_40cp4zvLgfcbcDhlc-q-SYKsws5-bFa1ILc0mEk3M5ur3eDAAUGv9L49N9LvxkiqUfQzej_Tjzo771JoKaV6WYXSFfTm_OT3r9mBvQaTe4LB5fEOu3moVM3m0J3qfpMzZZ6cyOG0I/s400/Imagem7.pngO mais fácil a se fazer na hora de mesclar é: Tinta escura entra na tinta clara. Porque, dependendo do tom usado, a tinta mais clara pode não aparecer na escura (isso pode depender da qualidade do latex também).

Cuidado com as cores. Existem cores que, apesar de diferentes, tem tons mais ou menos iguais e na hora de mesclar vai ficar uma merda só. Para que isso seja evitado, treine antes no papel. Você pode desenhar uma letra solta no papel e depois pintar para ver no que dá ou fazer umas tiras (como as do exemplo acima) e pintar com lápis de cor e canetinhas hidrográficas (saiba mais nas dicas de sketch).

Dicas »» Fotografe melhor o seu graffiti
Se estiver com pouca luz (ou anoite), use um filme tipo 400 asas.
Tente tirar a foto o mais próximo possível do graffiti, mesmo que mais tarde você tenha que montar as fotos. Isso é para pegar todos os detalhes, inclusive a textura da parede.
Se o graffiti for muito longo, você deve tentar fechar o quadro da foto.
http://b.vimeocdn.com/ts/188/537/188537313_640.jpg
      Exemplo:
Normalmente, o ideal seria manter uma distância de aproximadamente 3 metros e, mais ou menos, ir de 5 em 5 passos para o lado, sem perder a distância e o ângulo reto que você começou.
DICA: Sobreponha mais ou menos um metro de uma foto para outra, como margem de erro. Tente não contar personagens nem tags.

      Eliminando postes e obstáculos.
Para eliminar o poste (ou qualquer outro obstáculo) na hora de fotografar um graffiti não é nada difícil. Primeiramente fotografe a parte que está à esquerda do obstáculo. Depois, fotografe a parte direita do obstáculo. Por ultimo, utilize a margem de erro da foto para fazer a melhor sobreposição das fotografias, fazendo a melhor sobreposição do encaixe você pode cortar e juntar, tirando o obstáculo indesejado.

--

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário