quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conheça a Técnica Chekhov

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje trago para vocês um vídeo do canal Guia do Ator que fala apresenta a técnica Chekhov, e também o artigo do site Guia do Ator.

Confiram:
--

TÉCNICA CHEKHOV - TV GUIA DO ATOR
Artigo:

Durante algum exercício teatral, você já se pegou pensando para que ele servia? Eu já. Na maioria das vezes, eu adorava os exercícios, mas dificilmente sabia onde e como poderiam ser usados. E isso acontece muito.

Durante os últimos 6 dias, participei de um workshop de técnica Chekhov para atores com a diretora do Chekhov Studio em Los Angeles, Marjo-RiikkaMakela. Uma experiência de mudar vidas.

Confesso que nunca tinha tido contato com as técnicas do ator Michael Chekhov sabendo que eram dele. Talvez tenha passado por algo parecido, nesses anos estudando atuação, mas não lembro de ter tido experiência parecida ao longo desse tempo.

Para quem não sabe, Michael Chekhov foi o sobrinho do dramaturgo Anton Chekhov, autor de peças como “Tio Vânia”, “As três irmãs” e “Gaivota”. Ele desenvolveu suas técnicas estudando e trabalhando nas peças de seu tio, com Stanislavsky, no Teatro de Arte de Moscou. Stanislavsky o considerava um de seus melhores alunos.

Uma das técnicas desenvolvidas por Chekhov foi o uso dos “gestos psicológicos”, que consistem em dar ao personagem uma dinâmica interna usando um gesto físico. Em um segundo momento, o gesto é suprimido e internalizado, deixando apenas que a memória física dê uma nova dinâmica à performance do ator.

Tenho entrado em contato com algumas técnicas nesses últimos anos, como a Técnica Meisner, a Técnica Adler e agora a Técnica Chekhov, todas elas embasadas no sistema de Stanislavsky. Posso dizer que a última foi a que me trouxe os resultados pretendidos mais rapidamente. Cada técnica tem a sua riqueza e cada um vai se identificar com aquela que melhor se encaixar. O importante é saber que para o ator criador, não há limites. Há momentos em que uma técnica será mais oportuna que a outra, e cabe ao ator saber quando e como utilizá-las.

Então, na próxima vez que fizer um exercício, pergunte para que ele serve, de onde ele veio, como ele pode ser utilizado no processo criativo? Pesquise.

Abaixo, segue um vídeo sobre técnica Chekhov, em inglês. Também os links de sites sobre Michael Chekhov.

Técnica Chekhov em Chicago (vídeo em Inglês)
Michael Chekhov por Hugo Moss (site)
Chekhov Studio em Los Angeles (site em Inglês)

Por Rafael Pucca

--

*A técnica Chekhov: Clique aqui.


Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário