segunda-feira, 15 de abril de 2013

As Habilidades de um Palhaço #8: Música!

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje vamos falar sobre como trabalhar com a música!

Os palhaços e clowns sempre foram ligados à música, assim como à interpretação teatral e às habilidades circenses. Desde a antiguidade, os palhaços tinham em seu repertório a música, não só pela sua função musical, mas como elemento cênico e cômico. É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções, e quando juntada com a figura do palhaço, é sucesso garantido; ainda mais no Brasil, um país de musicalidade ímpar, um lugar de todos os ritmos!

No vídeo abaixo, temos um exemplo de como a música pode servir como elemento cênico e cômico:

vassallo musical clown's


Como já falei, desde a antiguidade, os palhaços têm profunda relação com a música. No site do Circonteudo achei um trabalho muito interessante que fala da "Musicalidade na Arte de Palhaços", feito por Celso Amâncio de Melo Filho. O trabalho fala da utilização e domínio da música enquanto ferramenta na arte de clowns e palhaços, e também fala dessa relação desde os primeiros palhaços até a atualidade. Vale a pena conferir!
Maestro Bozan

Para um palhaço, a música não precisa vir apenas de instrumentos musicais já estabelecidos. Qualquer objeto que possa emitir um determinado som pode ser um instrumento musical. No começo do século XX, João Bozan, descrito por Roger Avanzi como “um dos maiores excêntricos musicais do circo brasileiro”, foi um grande exemplo de palhaço que cuja arte consistia em "transformar objetos comuns em instrumentos musicais". Ele tirava música de serrote garrafa, moedas, canos e guizos, entre outros objetos.

No vídeo abaixo vemos mais um exemplo de palhaços que tiram música de objetos comuns, como garrafas e serrotes. Vejam o vídeo de Alain Alciati:

Alain ALCIATI ( Clown musical comique....)

Atualmente existem no Brasil grupos que trabalham a relação do palhaço com a música. Dentre estes podemos citar a Cia. Teatral Turma do Biribinha, dirigida por Teófanes Silveira, palhaço de origem no circo de organização familiar:

Pelas Ruas da Cidade - A Turma do Biribinha

... o grupo Udi Grudi, de Brasília, e vários outros.

Udi Grudi em Conserto

Assistindo o filme dos Doutores da Alegria, vi uma outra forma de utilização da música e sempre que vejo essas cenas do filme, meus olhos enchem d'água (XD).

Doutores da Alegria

É isso aê galera, a música está a disposição de todo o palhaço e em todo tipo de apresentação... é só usá-la! Comecem a tirar sons de objetos ou toquem instrumentos e divirtam-se com a mágia da música! E para finalizar essa postagem e homenagear todo palhaço que usa a música como ferramenta para fazer pessoas sorrirem, quero deixar o clipe abaixo:

O Palhaço - video musical para crianças

--

É isso aê galera! Espero que tenham gostado da postagem de hoje! Semana que vem tem mais!

Grande abraço!

Pedro Rois

Um comentário: