terça-feira, 16 de abril de 2013

Break Dance

Salve, salve galera!!

     Hoje nós vamos ver um pouquinho do Breakdance que faz parte do Hip-hop. Mas não vai ficar só por hoje não, continuaremos na semana que vem para abordar mais alguns assuntos que fazem parte do Break. É isso galera espero que vocês gostem.    


Um pouco da história do Break

    O breakdance (também conhecido como breaking ou b - boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova IorqueEstados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancerbreakerB-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo ou faz Beat box
      Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970. Atualmente, o breakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.


Principais Criadores
       
      O principal artista da época era Mister Dynamite (Senhor Dinamite) James Brown, conhecido não só por sua voz ou canções, mas também por toda sua performance estética, que deu origem a todos os pop-stars que vemos hoje em dia(vivos ou mortos). (Ex: Michael JacksonPrince, e etc.). James Brown era idolatrado principalmente nos redutos negros e latinos das grandes metrópoles e influenciava todos os jovens com sua dança, chamada Good Foot (Pé Bom). No Brasil essa dança é chamada de Soul, pois é o estilo de música que Brown cantava.


James Brown

   No Bronx, a influência do Good Foot levou à criação de um passo chamado Top Rocking. Depos foi somada a dança rocking, essa dança usava qualquer tipo de provocação vistas na TV, em filmes, etc. Preferiam provocar do que brigar, na mais pura malandragem, utilizando a dança. Nesta mesma época, no Brooklyn, o que víamos era praticamente a mesma dança, utilizando passos diferentes além da combinação de ataques e defesas simultâneas, feitas por mais de um dançarino. Esta dança foi chamada de Brooklyn-Rock ou Up-Rock. Devido ao grande sucesso, surgiram equipes especializadas em combater com o Up-Rock.




Alguns pontos importantes do Break
   
     Por fim, a dança break vem caminhando cada vez mais com passos largos estando presente hoje em filmes, novelas, seriados, comerciais, shows e ate mesmo grandes competições a níveis mundiasis, como, Redbull Bc One, Battle of the year, Freestyle Session, Master Crews, The Notorious Ibe, R16 entre outros. Hoje em dia o break assim sendo a unica dança original da cultura hip hop(poppin,locking são funkstyles) se expande cada dia mais, as B'girls também se destacam hoje em dia em campeonatos, apresentações e shows. hoje a cena é mais forte também graças a junção dos saltos mortais, powermoves(movimentos poderosos ou spins(giros) e a criatividade dos novos B'boys e B'girls, sempre é importante lembrar que para evoluir é preciso manter a essência, é obrigatório para não deturpar o estilo original que é a base: TOPROCK(e SUPROCK), FOOTWORKS(LEGWORKS E POWER MOVES) E FREEZES e também a importancia de dançar na batida da musica.


Freeze
   

     Bom é isso ai galera, semana que vem nós continuamos com mais detalhes e assuntos do breakdance. Um salve a todos e até a proxíma!!
PaZ!!

2 comentários: