segunda-feira, 1 de abril de 2013

As Habilidades de um Palhaço #6: Marionetes, Bonecos e Fantoches

Eaê galera! A paz do Senhor!

http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2009/03/marionetes-tony-sinnett.jpgHoje vamos falar sobre o teatro de marionetes, bonecos ou fantoches! Há vários tipos de bonecos: de corda, de varão, fantoches chineses, de corpo inteiro, de mão... e a "grande jogada" de se contar histórias com esses bonecos é que se pode fugir das impossibilidades e das limitações que nos cercam. Podemos fazer acrobacias físicamente impossíveis aos homens, falar com seres que não possuem vida própria ou racionalidade (flores, animais, pedras, nuvens, sol...) e, até mesmo, voar!


Para conhecerem um pouco mais do mundo dos bonecos/marionetes e suas possibilidades, assistam o documentário do SESCTV, "O Império dos Bonecos" (que já postei aqui no blog a algum tempo):

O Império dos Bonecos - SESCTV - Artistas Pela Graça

Mas aí você me fala: Pedro, como que eu posso aplicar isso ao meu palhaço? Lembra da parte do documentário onde mostra uma artista interagindo com o boneco? Ou quando um outro contava histórias com recortes (outro ponto do vídeo)? O palhaço não poderia assumir o papel desses artistas? Quer mais exemplos de narradores que poderiam ser palhaços?

Rá-Tim-Bum: Contadores de Histórias - A aranha, o grilo e o jacaré


Jeff Dunham - Walter (Legendado)



Quem tem criatividade, sempre arruma um jeito!

Graças à internet, é muito fácil encontrar tutoriais de como construir seu próprios bonecos. No blog Aprenda Sobre Marionetes há vários tutoriais de como montar bonecos. Mas se você, como eu, gosta de vídeos-tutoriais, o canal Artes DeUmTudo tem vários vídeos bem legais! Confiram essa matéria do programa MULHERES, da GAZETA, que fala um pouco dos bonecos fantoches e apresenta o criador do Louro José e do Xaropinho:

AULA - COMO FAZER BONECOS - PARTE 1


Aula 2  -  Aula 3  -  Aula 4  -  Aula 5

http://www.edge.ca/Pics/Blogs/Dean/Tms-muppets-cast.jpgAchei também uma sessão no How Stuff Works (ComoTudoFunciona) que fala dos Muppets. Muito bacana de se conferir!

Agora, é por a MÃO NA MASSA!!

--

É isso aê galera! Espero que tenham gostado da postagem de hoje! Semana que vem tem mais!

Grande abraço!

Pedro Rois

Um comentário:

  1. Prezados,
    Como faço para adquirir o conjunto de 08(oito) marionetes exibidos acima e qual o custo? Tenho um filho especial que está me solicitando essa aquisição. Favor enviar a resposta para o e-mail: ricardotavares@oi.com.br

    ResponderExcluir