domingo, 21 de abril de 2013

UM CONVITE DESAFIADOR

http://gojaguaviva.files.wordpress.com/2008/10/santidade.jpg

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais frutos e vosso fruto permaneça” João 15.16 a.

Amados irmãos, no texto acima o Senhor Jesus Cristo, em um de seus discursos, fala sobre a nossa real vocação de discípulos e seguidores do evangelho.

Embora a palavra vocação não apareça no texto, ela aqui pode ser entendida como chamamento, convocação e convite.

O convite desafiador do evangelho é a vocação de discípulos, que não só atendem ao chamado de Deus, mas também vivem em conformidade com a santificação proposta e exemplificada por seu filho Jesus, em seu viver humilde e reto.

Então, esta escolha ou vocação diz respeito a uma iniciativa de Deus, que deve ser, para nós, o combustível de uma nova vida, ligada a Jesus e que nos une diretamente ao Pai. E isso só se tornou possível mediante o sacrifício de Cristo, que nos trouxe perdão e nos deu a oportunidade única de voltarmos ao Senhor Deus.

Amados, Cristo nos chama a trilhar o caminho que leva até Deus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6.  Ele nos escolheu e nos convocou não somente para anunciar o seu reino, mas também para viver em santidade, apesar de nossas fraquezas e limitações.  Somos, de fato, tão frágeis que dele dependemos até para sermos livres dos nossos pecados e iniqüidades, conforme escreve o apóstolo Paulo: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas.” Colossenses 2.13.

Irmãos, entendo que é por inspiração divina que vivemos a plenitude do chamado do Senhor. Ele é quem nos inspira a viver e anunciar o evangelho, em plena dependência do seu amor e cuidado.

O desafio consiste em fazer uma reflexão profunda do  evangelho, conforme lemos em Marcos 1.1: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

Como estamos seguindo a Jesus? Você, meu amado irmão ou irmã, tem se santificado? Você tem vivido de fato como discípulo de Cristo? Ou você ainda não se atentou para a exigência de Deus quanto à santidade? Qual é hoje a sua resposta ao chamado de Deus?

Se entendermos o propósito do Seu chamado, viveremos de maneira santa, seremos melhores pessoas, amigos, cônjuges, pais e mais parecidos com Jesus.

Desta forma viveremos o amor, a caridade, a paz e a eternidade proposta por Deus neste convite: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Giovanni Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário