segunda-feira, 11 de março de 2013

As Habilidades de um Palhaço #4: Mágica!!!

Eaê galera! A paz do Senhor!


Hoje estou trazendo uma postagem sobre evangelismo com mágicas!! "Mas Pedro, mágica não é de Deus!!! É coisa do diabo!! Pois, na Bíblia diz:"

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,

nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,

nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 18:9-13

Eu concordo (com o versículo)! A "magia" é algo do inimigo; pois, quando é praticada, a pessoa que realiza começa a interagir com demônios e espiritos imundos, seja por adivinhações, magias, feitiçarias, consulta aos mortos, dentre outras coisas. Mas a "mágica" que falamos são os "truques de ilusionismo", truques em cima de habilidades manuais que servem para criar uma ilusão sobre o objeto que se manuseia.

Ilusionismo (também chamado Mágica ou Prestidigitação) é a arte cénica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se "mágicos" ou "ilusionistas".
Fonte: Wikipédia.

Mas aí você me diz: "mas no versículo que você mostrou fala sobre os 'mágicos'". O "mágico" que se refere nesse versículo são aqueles que praticam "magia". Muitos nomes usados na Bíblia tem um significado diferente para os dias de hoje. Por exemplo, você sabia que as pessoas que recebiam uma ordem de Deus (Deus falava com elas sobre um assunto ou alguém) para falar para o rei ou o povo eram chamados de "videntes"?

"Falou o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo: Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu te faça."
1 Crônicas 21:9-10
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHQ-LS1wVwJklrMk83FhqBGmt7B9a6iIfeM3H4id2PE719Y6AqTpedGZLizNEaABPkrReNEAB47_9xp0QZte-AuT1Eibgoj5DxRQOnDJkSSEEU14adic6vkIdDdivazHMGfz1QD0FD6NE/s1600/391991_2792781111912_1629940334_2547182_182992030_n.jpg
Eliseu de Lima, mágico cristão.

Por isso é seguro dizer que podemos sim evangelizar com mágicas, ou mais propriadamente dizendo, ilusionismo. Alguém que se pode chamar de mágico cristão é o pastor Eliseu de Lima. Ele leva mensagem e meditações de várias formas criativas, e uma delas é a mágica. No primeiro vídeo abaixo ele fala da importância de se ter novas formas de se evangelizar hoje em dia; e no segundo, há algumas mágicas que ele realiza para ministrar lições da Palavra de Deus.


Precisa-se de Novas Ideias

Caindo na Graça com Mágica
Existem várias maneiras de cair na graça do seu público. A arte da mágica é uma delas! - Eliseu de Lima

O Eliseu trabalha ilustrações com mágica; e ele fala da importância dessas ilustrações em um vídeo que já postei aqui no blog, "Ensino Criativo" (clique aqui para ver esse trecho). E no vídeo abaixo, Eliseu faz uma dessas ilustrações:

Eliseu de Lima - Campanha Contra o Alcoolismo

E no vídeo abaixo, mais algumas ilustrações e testemunhos de pessoas que assistiram as ministrações:

A Pregação com Mágica é uma estratégia para quem deseja conquistar o direito de ser ouvido, ilustrar uma mensagem e marcar uma comunicação. - Eliseu de Lima

Agora você está animado para sair fazendo mágicas por aí? Ótimo!! O primeiro passo é conhecer a Palavra de Deus e todas as ilustrações que Jesus fez. Conhecendo os princípios e ensinamentos da Bíblia, você pode criar maneiras criativas de ensiná-las. Depois, é só ir aprendendo mágicas que possam ilustrar o conceito da mensagem. Você pode buscar uma mágica específica para ilustrar uma mensagem pronta, mas o que eu indico é pense em cima dos truques que você aprender. "O que eu posso ensinar com esse truque?"

Um canal com várias mágicas pra se aprender é o canal do Expert Village. Lá tem várias mágicas! E no vídeo abaixo, veja as principais regras dos truques de mágica:


Peguei um dos vídeos do Expert Village e resolvi pensar em como aplicar a mágica ensinada em uma mensagem de edificação. Eis o vídeo:


No final das contas, pensei em uma mensagem que fale do homem e sua facilidade de "enrolar" a sua vida e nos "nós" que ele sozinho pode se dar. "O homem não precisa de ajuda para se meter em problemas (com uma das mãos, faz o nó), mas precisa de ajuda para sair dessas situações, e não pode contar com outro homem pois cada homem tem seus próprios nós (faz um nó com a outra mão). Ele precisa de alguém que não tenha nós e possa o ajudar a se livrar dos seus. Jesus pode fazer isso (aponta pra cima). Se você precisa de ajuda, pode contar com Ele (desfazendo o nó com a mão que apontou pra cima). Ele pode e irá te ajudar, se você quiser. Você quer?"

Fica, então, uma ministração simples de fazer! É só trabalhar melhor o texto. Agora, como sempre falo, é "por a mão na massa"!!

Grande abraço!

Pedro Rois
--

Fontes:
https://www.youtube.com/user/Caindonagraca?feature=watch
http://www.youtube.com/user/expertvillage

Um comentário: