segunda-feira, 4 de março de 2013

As Habilidades de um Palhaço #3: Mímica... ou Pantomima?

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje vamos falar de mímica... ou pantomima... é a mesma coisa. Ou não? Tem diferença? Vamos descobrir!

No site da Cia Luis Louis, há um texto que explica a diferença:

--

Marcel Marceau em cena. (Gapilan)
Ainda hoje, quando pensamos na arte da Mímica, imaginamos o personagem mudo, de rosto pintado de branco, com luvas brancas, fazendo gestos ilustrativos criando objetos imaginários no espaço. Mas isso é mesmo Mímica? E o que é Pantomima? O mímico fala?

Não só no Brasil, como também em várias partes do mundo, surgem muitas confusões ao se tentar responder estas perguntas.

(...) A partir do século XX, Mímica passa a designar a forma de arte e a Pantomima como um dos seus gêneros. A Pantomima, hoje, é definida principalmente pela herança de Jean-Gaspard Debureau e Marcel Marceau, caracterizada pela figura de rosto pintado de branco e luvas, contador de histórias sem falas e que comunica-se por meio de gestos ilustrativos desenhados no espaço. Tem, geralmente, fins cômicos.

No entanto, a Mímica possui uma atuação mais abrangente. Nela, o mímico utiliza o potencial de seu corpo como um todo, isto é, corpo, voz e pensamento integrados em sua expressão. Nessas encenações, podemos encontrar o drama, a tragédia e, também, a comicidade. A movimentação e a expressão não são centradas somente na mímica objetiva (nome dado a área da mímica que cria e explora as ilusões de objetos no espaço. O gestual da mímica objetiva é o mais fiel possível às ilusões criadas, isto é, nela, a parede será uma parede e a corda uma corda evitando as metáforas na movimentação), mas também faz uso, principalmente, da mímica subjetiva (Área da mímica que explora as emoções e a sensibilidade. O gestual é centrado nas metáforas, isto é, quando se cria uma ilusão como a parede, ela não representa este objeto em si e sim um sentimento ou sensação. Neste caso a parede criada pode representar a prisão dos pensamentos ou qualquer outro estado interior).

(...)É de importância fundamental destacar que esta forma de arte que passa a explorar as metáforas da linguagem corporal, com ou sem falas, no drama, na tragédia ou na comédia, denomina-se Mímica. A Pantomima passa a ser inserida em um dos seus gêneros e caracterizada pela figura do seu performer (rosto pintado de branco, com luvas, que conta uma história por meio dos gestos ilustrativos desenhados no espaço). Tem, geralmente, fins cômicos e não possui falas.(...)

(Leia o texto completo clicando aqui.)

--

O ator, diretor e dramaturgo Luis Louis fala mais sobre a mímica e o seu trabalho no programa "Teatro e Circunstância" do SESCTV:


Sabendo agora a definição de mímica e pantomima, podemos dizer agora se um palhaço pode ser um mímico. Antigamente, com alguns estudos que fiz, eu definia o mímico como um tipo de palhaço, mas conhecendo agora as reais definições, afirmo que o palhaço pode ser um mímico, pantomimo ou não. Lembra que na primeira postagem dessa série falamos sobre o palhaço ter uma profissão? Por isso, podemos dizer que o palhaço pode ser um mímico, e/ou contar histórias com pantomima. O exemplo clássico de palhaço pantomimo (de rosto branco e que nunca fala) é o artista Marcel Marceu:


E um exemplo de palhaço mímico é o que eu fiz em uma ministração do ano passado. Apesar de que, a princípio, pareça que uso mímica objetiva, a moral (o versículo) ao final da peça faz com que o público analise a ministração como uma mímica subjetiva.

A Corrida

Quer outro exemplo de mímica subjetiva? Aí vai:


Agora, mão a obra! Você já viu o poder da mímica, e agora é só usar a criatividade para levar o evangelho. As possibilidades são infinitas! E para te ajudar a começar a trabalhar com mímicas , estou disponibilizando uma lista de reprodução do ExpertVillage, o "How to Be a Mime". São vídeos que ensinam alguns truques de mímica, como por exemplo "andar sem sair do lugar". Não sabe ativar as legendas em português? Veja o tutorial clicando aqui.

E claro, pesquisem sempre. Vejam espetáculos de mímicos, pois isso pode te dar muitas idéias! Um palhaço mímico legal é esse aqui:


Então é isso aí, galera!

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário