segunda-feira, 13 de maio de 2013

As Habilidades de um Palhaço #12: Stand Up Comedy!

http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/stand-up-comedy1.jpgEaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estou trazendo uma postagem sobre o Stand Up Comedy.

"Pedro... tudo bem... você já trouxe uma postagem falando que palhaços podem se mímicos, trouxe uma postagem de 'palhaços de hospital' numa série sobre as habilidades de um palhaço, falou que o palhaço só conta histórias... mas falar que o stand up é uma habilidade de palhaço já é demais!!!"

Mas eu lhe digo: com uma pesquisa mais profunda, vemos que o comediante stand up é uma espécie de evolução do bobo da corte, um tipo de palhaço da idade média.

O artigo do Wikipédia define o bobo da corte de forma simples:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJzpRy868lM-ohdKqeyFpuMSEOtZfXvtjDxOqjT87QTGCHc4AFYtuEhpcm5jGFh4oApeuziuiUdvKhhdDq2C6db_4zg8Wc52oZMZh1OoH5sTsbrr92cURKaZq2vJ_VeuJ7FivOiVgx_EI/s400/rei+e+bobo.jpgBobo da corte, bufão, bufo ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o "funcionário" da monarquia encarregado de entreter o rei e rainha e fazê-los rirem. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos. [...] O bobo da corte divertia o rei e os áulicos. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimoniário das festas. De maneira geral era inteligente, atrevido e sagaz. Dizia o que o povo gostaria de dizer ao rei e zombava da corte. Com ironia mostrava as duas faces da realidade, revelando as discordâncias íntimas e expondo as ambições do rei. [...]

A função e as características do bobo se assemelham com o comediante stand up. Muitas vezes são pegos criticando as situações politico-sociais do e mostrando as falhas que existem no meio da sociedade que se vive; e essas características nos mostram que os bobos ainda existem, mas mudaram de nome ( XD ). Por isso, é mais que certo colocar uma postagem sobre Stand Up Comedy numa série sobre as habilidades de uma palhaço.

O detalhe de "se poder criticar sem correr riscos" hoje tem se tornado um conceito inválido, graças a tecnologia e a velocidade da informação. Agora, todos ouvem tudo de todos os lugares e o que é, até mesmo dito sem pensar, cria repercussões enormes graças à mídia e aos sensacionalistas.

No site do Clube da Comédia Stand Up, tem um artigo muito bom sobre a história do stand up, e traz várias referências de pesquisa para se ter uma base das comédias stand up. Dê uma conferida clicando aqui!

Mas agora vamos falar de algo pouco visto por aí: o stand up nas igrejas. "Existe??!!" Sim, existe! Hoje em dia há pouco desse tipo de trabalho nas igrejas, mas existe sim! Nessa sexta passada, eu trouxe um comediante stand up cristão, Laci Augusto da Cia do Riso, para uma entrevista no APG Convida e conversamos sobre o stand up que se tem visto por aí, a comédia nas igrejas e demos várias dicas de como começar a trabalhar com o stand up! Confira clicando aqui!

Você que um exemplo de stand up cristão? Olhe esse vídeo da Cia do Riso:


Então é isso galera, espero que tenham gostado da postagem de hoje! Daqui pra frente, é você trabalhar as dicas que foram dadas na hangout do APG Convida e procurar referências para começar a desenvolver seu trabalho.

http://www.noticiasdeitauna.com.br/wp-content/uploads/2013/03/mic.jpg

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário