segunda-feira, 20 de maio de 2013

As Habilidades de um Palhaço #13: Indo Pra Rua...

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estamos encerrando a série "As Habilidades de um Palhaço" falando do último estágio de preparação de um palhaço: ir para a rua.

Depois de toda a preparação que você já fez (de ter visto todas - ou quase todas - as habilidades que um palhaço pode desenvolver, ter escolhido uma, ter pesquisado e treinado essa habilidade), agora é se colocar no desafio de fazer apresentações na rua. O blog Artistas de Cristo tem uma postagem muito bacana e introdutória sobre o teatro de rua, e nos ensina que "a rua consolidou-se como uma escolha, e não necessariamente uma ausência de alternativa". Alguns vêem o teatro de rua como falta de alternativas para palhaços, mas não é! Na verdade, a rua é uma excelente professora para quem está iniciando como palhaço! Na rua aprendemos como agir e reagir ao público; aprendemos a nos relacionar; vemos o que dá certo e o que não dá; e, é claro, começamos a descobrir quem é o nosso clown (Clique aqui e veja um testemunhal sobre o treino na rua! *10m30s - 11m47s ) .

No blog senhoritaflores.wordpress.com tem um trabalho chamado "Olha o Palhaço no Meio da Rua". Vale a pena conferir!

Na rua você tem duas opções, levar vários/alguns objetos e equipamentos para fazer truques ou simplesmente brincar com as pessoas, como podemos ver no documentário abaixo...

Clown Durilov - vol 1

... ou não levar nada e começar a explorar e treinar mais o relacionamento com o público e o improviso, como no vídeo abaixo.

O palhaço da rua 15 de Curitiba

No documentário testemunhal que falei anteriormente (esse aqui), os artistas contam que no começo, para se garantirem, eles levavam muitos objetos e instrumentos para a rua e, com o tempo, começaram a levar menos coisas. E quando levaram quase nada para as apresentações pensaram: "Estamos ficando bons!" ( XD ) . Isso, claro, depende muito da proposta de trabalho de cada um. Escolham uma forma de trabalho e foquem nela. Não se preocupem em entreter o público de qualquer forma. Façam o que quiserem fazer e com calma.

http://news.cnet.com/i/bto/20091020/unicycling_clown_picture_610x457.jpg
http://www.jbogarphotography.com/USERIMAGES/clown22.jpgSempre há aquela agitação de antes de se começar a apresentação, mas não a deixe dominá-los. Confiem no "tato" de vocês! Se algo der errado, você é um palhaço! Comece de novo! Brinque com o público! Se divirta!!

Eu gosto muito de me relacionar com o público na rua. Conseguir fazer alguém que passa por você, com a cara de poucos amigos, sorrir é uma das melhores sensações. Às vezes, você fará do dia dessa pessoa um pouco mais feliz. É uma grande responsabilidade. Por isso, faça com AMOR!

É isso aí, galera! Estamos terminando a série "As Habilidades de um Palhaço". Se vocês gostaram, deixem um comentário abaixo e divulguem para os seus amigos. E não se esqueçam: dedicação e amor são necessários para fazer esse trabalho! Dediquem-se e façam com muito amor; o mesmo amor que Jesus demonstrou ter pelas pessoas! E mais, esse trabalho só vai ter trazer a alegria verdadeira se você estiver firmado nos passos do Senhor! Acredite... de alegria verdadeira Ele entende... Aaahh entende...

Grande abraço a todos!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário