quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sem pesquisa, nada feito!

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estou postando um texto bem bacana que li no blog do grupo TEDARTE que fala sobre a importância da pesquisa na hora de se construir um personagem. Confiram logo abaixo:

--

Sem pesquisa, nada feito!

   Hello folks, nessa sexta eu fui na Siciliano do Shopping Metropolis de São Bernardo e comprei um livro chamado "Como Criar Personagens Inesquecíveis" da Editora Bossa Nova e de quebra ainda comprei outro, mas isso não vem ao caso!

   Uma das lições mais importantes desse livro é a importância da pesquisa dos personagens e do ambiente em que eles vivem! De acordo com o livro, criar personagens é uma coisa que já vem de você, mas que tem alguns aspectos que podem melhorar um roteiro e, por consequência, seus personagens. Sem a pesquisa, os personagens ficam muito esteriotipados, todos baseados nos extremos, isso é bom se você quiser fazer uma comédia, pois o que move uma comédia é o exagero. ao contrário, ficará o estereótipo!

   Pode não parecer, mais na maioria dos livros, a pesquisa toma mais tempo do que escrever o livro em si. Todo o texto fica mais realista se aquela situação que você escreveu no livro você já sentiu na pele, assim os personagens ficam mais reais e tem uma gama maior de possibilidade de situações.

   Por exemplo, se a única coisa que você conhece do Japão é o Yakissoba (detalhe: Yakissoba é comida chinesa), você não vai ser o mais indicado para escrever a vida de uma família em Tokio. Com certeza vai criar situações que já foram exploradas e vai cair no lugar-comum, o que vai tornar o texto desinteressante! E acreditem, ninguém quer ver um texto desinteressante, vão dormir no meio do filme, livro, peça, seja lá o que for!

   Daí fica a recomendação, esse livro é bom desde pra quem está começando até pra quem já é lobo velho na área de criar mundos próprios!

--


Saiba mais sobre o livro "Como Criar Personagens Inesquecíveis" e/ou compre clicando aqui.

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário