quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dicas de Graffiti - Parte 1: Começando

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estou trazendo umas dicas de graffiti que achei no site Hip Hop Brasil. Eu vou trazer as dicas do site divididas em três posts separados por por tema (pra não ficar um post enorme e irmos progredindo juntos). Segue então a primeira parte das dicas feitas pelo Hip Hop Brasil:

--

Dicas de Graffiti - Hip Hop Brasil - Parte 1: Começando

Antes de tudo...
Desenhe antes e treine bastante em papel até ganhar confiança, prática e habilidade com traços. Depois começe a desenhar em paredes e muros com carvão ou giz de cera. O melhor para começar é usar gis escolar (aquele branco de lousa), pois ele é fácil de ser apagado caso você erre. Se vc já tem prática em papel mas não está tão confiante para "jogar a tinta no muro", uma boa jogada, é treinar na lousa da sua escola na hora da troca de professores, aulas vagas e etc ;-) Você também pode treinar com folhas de cartolina. Basta você colocar ela na parede e rabiscar a vontade, você pode, também, imendar várias folhas de cartolina para conseguir um espaço maior.

Técnicas e estilos.
Lápis, caneta(s) e muito papel na mão... Para se fazer um sketch não tem segredo, basta ter um traço firme e saber o básico para desenhar (o básico é: chegar e desenhar! hehehe), mas aqui você verá algumas dicas para deixar este procedimento bem mais fácil. Eu, particularmente, recomendo essas dicas para quem está começando agora...Não deixe suas mãos esfriarem: Sempre separe um tempinho para ficar treinando, rabiscando, combinando cores, inventando personagens, melhorando suas letras, etc, 2 horas por dia já é o necessário. Dessa forma você vai sempre estar pronto para desenhar denovo.Marcadores de ponta grossa: são sempre bons para treinar suas tag's. As curvas existentes na maioria das letras de graffiti são baseadas nas tag's ("TAG" é a assinatura daquele que fez o graffiti)Uma boa técnica para a criação de letras é contornar tags. Contornando um tag você terá boa parte do seu esboço pronto para pintar.Marcadores de ponta fina: São ótimos para pintar as tags contornadas, mas não se esqueça que para pintar uma tag você precisa de canetas que cubram a outra tinta. Esse é o caso das famosas canetas de gel que são esferográficas com tinta a base de gel ou também as mais famosas ainda canetas SPRAY que tem sua ponta mais grossa como a de uma hidrográfica.Canetas hidrográficas: Também são uma boa pedida na hora de preencher. As canetas hidrográficas, por sua vez, não sobrepôem as outras. O ideal é ter e misturá-las, bem como o lápis de cor.Sempre combine cores novas: delimitando espaços em uma folha de sufite para fazer degradês ou também novs estilos para pintar. Não faça degradês com apenas duas cores. Não que você não deva fazer um degradê com apenas duas cores, mas o ideal é tentar inventar mais estilos pintando com três cores ou mais. Não se esqueça que muitas vezes um graffiti pintado com apenas uma cor de preenchimento fica muito melhor do que se fosse pintado com certas combinações...Tenha seu estilo próprio: Invente, tenha seu estilo desde as letras até o material! Canetas não fazem milagres! Muitas vezes se desenha com lápis ou caneta esferogáfica sómente, e o talento supera qualquer técnica, portanto, descubra qual é a sua: esferográfica, hidrográfica, caneta a base de tinta (caneta spray), etc...Busque exemplos: Quando estiver em dúvida sobre como ou o que fazer, procure por exemplos em revistas, fotos ou até na internet.

Esboçando letras
Utilizando o esquema do esqueleto: Uma maneira muito fácil para esboçar letras é utilizando um "esqueleto" da letra antes e depois se passa um contorno por fora do risco, depois é só apagar o risco de dentro (o esqueleto da letra) e finalizar o desenho.

Colocando curvas e enfeites
Outra maneira fácil de se criar letras é, fazendo a letra quadrada (letra de forma) (pode-se usar o esqueleto pra isso) e em cima da letra quadrada vai se montando a letra no estilo do graffiti, colocando curvas, bicos, etc... Primeiro deve-se delimitar os espaços onde serão feitas as letras, de acordo com o que você vai assinar. Inicialmente as letras devem ter o mesmo tamanho e grossura. Após encontrar o melhor desenho das letras, você pode procurar espaços que ficariam melhor, se colocar alguns bicos ou aumentar as curvas.

- Cores. Tons frios ou quentes?
Muitos pieces que vemos se destacam pela combinação de cores que foi usada. Isso não é na sorte, exitem fundamentos e aqui você saberá um pouco mais sobre eles. Existem cores quentes e frias, são elas:

     Quentes: Vermelho, Amarelo, Laranja e tonalidades dessas cores.
     Frias: Azul, Verde, Cinza, Roxo e tonalidades dessas cores.

As combinações podem se feitas só com tons frios, só com tons quentes e misturado, mas quando se mistura, sempre um tem que prevalecer. Por exemplo, voce fez um piece todo em tons de azul, fortes e fracos, se voce por um detalhe de laranja ou amarelo, vai valorizar seu trabalho, mas agora, se você usar meio a meio, azul e amarelo, seu piece não vai ter um bom resultado em relação as cores.
Tons do mesmo tipo, por exemplo, quentes, podem ser usando meio a meio, pois são as tonalidades que irão dar harmonia ao trabalho e não uma parte especifica que será detalhada.
Pieces com uma só cor, se bem usada, pode ter um resultado muito bom, mas daí o legal é ter no mínimo 3 tons pra poder trabalhar. Pra fazer o piece ter mais vida, um subcontorno com uma cor que destaque ajuda.

Efeito de sombra
O efeito de sombra é praticamente o mais usado em letras de graffiti, e também é muito fácil de ser feito. Aqui, eu vou dar uma noção bem básica do efeito de sombra, com a prática, o efeito vai se tornando cada vez mais fácil e customizável. Depois de desenhar as letras (ou outro objeto que você queira aplicar sombra), faça traços leves (para depois poder apagá-los mais fácilmente) nos cantos do desenho, na direção que desejar, mas todos os traços devem seguir na mesma direção. Agora é só pintar a sombra. Um degadê daria uma impressão de "realidade" na sombra, pratique como no exemplo abaixo:

Volume
O volume dá uma impressão de "profundidade" ao desenho. A partir do volume, é possível criar diversos efeitos 3D muito fácilmente. No começo, o esquema é o mesmo da sombra. Faça traços leves nos cantos do desenho, na direção que desejar, mas todos sempre na mesma direção. No efeito de sombra, quanto maior o traço, mais longe a sombra ficará do desenho, já no volume, quanto maior o traço, maior será a profundidade do efeito.

Perspectiva
O efeito de perspectiva é práticamente igual ao de volume, mas ele dá uma impressão de profundidade e movimento do desenho. Pense numa linha imaginária e determine nessa linha o ponto de fuga. Agora faça as letras (ou outro desenho). Com traços bem leves, ligue as pontas (vértices) do desenho ao ponto de fuga, obtendo linhas de fuga. Marque no meio das linhas de fuga o comprimento que desejar dar ao objeto.


--

Não percam a segunda parte!!

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário