quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GRAFFITI e HIP HOP: A Origem & Documentário

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje trago para vocês um artigo sobre a origem do Hip Hop/Graffiti (texto do blog Centro Cultural da Juventude GRAFITE. Acesse clicando aqui) e um documentário bem bacana chamado "No Muro", trabalho realizado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. "No Muro" fala sobre a origem do graffiti, os conceitos e preconceitos, as experiências pessoais dos graffiteiros, a polêmica de "até que ponto o graffiti ainda é considerado 'graffiti'", e até sobre a "modernização" do graffiti.

(Mandem vocês também os seu vídeos de graffiti para postarmos no blog. Mande o link do vídeo para o e-mail pedro.rois.01@gmail.com )

--

TUDO COMEÇOU AQUI…

HIP HOP

Surgiu nos EUA, em meados dos anos 70, nos bairros negros de Nova Iorque ( Bronx, Harlem e Broklyn). Os jovens deste subúrbio passavam por problemas com drogas, violência, pobreza, racismo, tráfico e educação que era precária. Eles se encontravam nas ruas e formavam gangues, no qual duelavam entre si por espaço territorial. Com isso, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, como: música, dança, pintura e poesia .

Em 1973 foi criado a Zulu Nation, situada no bairro do Bronx, era uma ONG que tinha por objetivo acabar com vários problemas dos jovens do subúrbio; principalmente com a violência. Começaram a organizar ” batalhas não violentas” entre as gangues, e os duelos era entre MC´s. Apartir de então surge o movimento Hip Hop composto por 4 elementos originais:

 -  O DJ: quem fornece as batidas para os MC´s rimar.;

 -  MC: o mestre de cerimônia, que faz as rimas (rapper);

 -  B boy: que dança "break"; e

 -  Grafitti: um gênero de expressão artística que envolve a pintura dentro do Hip Hop.


GRAFFITI

O vestígio mais fascinante deixado pelo homem através dos tempos em sua passagem pelo planeta foi, sem dúvida, a produção artística. A manifestação mais antiga, com certeza, foram os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Aquelas pinturas rupestres são os primeiros exemplos de graffiti que encontramos na história da arte. Elas representavam animais, caçadores e símbolos que, muitos dos quais, ainda hoje são enigmas para os arqueólogos; mas que, de fato, são significantes aos seres daquele contexto, como uma forma de expressão ou talvez transcrição do momento histórico.

Não sabemos exatamente o que levou o homem das cavernas a fazer essas pinturas, mas o importante é que ele possuía uma linguagem simbólica própria. Nessa época, os materiais utilizados eram terras de diferentes tonalidades, sucos de plantas, ossos fossilizados ou calcinados, misturados com água e gordura de animais. Hoje, usa-se tintas em spray ou mesmo em latas, e não pintamos cervos e bisões, mas sim idéias, signos, que passam compor o visual urbano, talvez o contexto atual, decorrente de uma evolução, participante da arte.


--

Documentário: NO MURO

[1ª parte]
[2ª parte]

--



Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário