quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Aquecimento no Teatro

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estou trazendo uma postagem do blog dos Artistas de Cristo que fala sobre o aquecimento vocal e físico antes do espetáculo teatral. Confiram:

--

Aquecimento no teatro



No futebol faz-se aquecimento antes de entrar em campo. O jogador de futebol durante o jogo terá que correr, fintar, estar atento, esperar, saltar e não perder a bola – da vista ou do pé. Por isso aquece para se preparar a fazer tudo isso mal entre nas quatro linhas. Se está quente, está pronto.

No teatro – com o ator – passa-se algo semelhante. Ele, durante a sua peça, terá que se mover, falar, esperar, entrar e sair, andar, apontar, pegar em coisas reais ou não, aproximar, afastar, estar atento aos outros e à bola que vai passando entre todos os jogadores/atores. E, assim como o jogador de futebol, terá que entrar em palco preparado, quente.

Assim como no futebol, o ator prepara-se antes para que esteja quente e à altura da exigência motora e vocal depois. Faz exercícios preliminares de aquecimento do corpo e da voz, preparando também, desse modo, a sua atenção.

Aprendemos, por exemplo, que aquecimento é uma atividade preliminar indispensável e que não é um treino. Ou seja, não vemos jogadores de futebol a levantarem-se do banco e irem jogar imediatamente, sem mais (pois isso seria o fim da sua carreira, não jogariam bem e magoariam facilmente); e também não vemos os mesmo jogadores a dar voltas ao campo como preparação (entrariam cansados para o jogo e não agüentariam o ritmo de corrida e atenção) .

Esta questão põe-se do mesmo modo para um ator: nem oito nem oitenta, nem entrar “frio” em cena, sem preparar o corpo e a voz (e a atenção por consequência, no que se está a fazer); nem fazer um aquecimento extenso como um treino.

Um aquecimento deve aquecer, que (como o nome indica) é aumentar a temperatura do corpo, o que nos fará logo mais envolvidos, mais ágeis e atentos. E deve sobretudo ter em conta (como atividade preliminar que é) o fim específico a que se destina, o esforço que nos aguarda.

--

Por isso, antes de entrar em cena, devemos fazer um rápido aquecimento corporal e vocal. E se você ainda não sabe como fazer esses aquecimentos, dá uma olhadinha nos nossos posts mais antigos:

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário