quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os 10 Mandamentos da Improvisação

Olá galera. A paz do Senhor!

Feliz 2012 a todos e um ano cheio de alegria e conquistas para vocês. Desculpe a minha ausência mas já estou voltando a postar aqui no blog. Hoje estou postando algo bem bacana: "Os 10 Mandamentos da Improvisação". É sempre bom exercitar o improviso, por isso exercitem bastante e DIVIRTAM-SE!

Abraço!

Pedro Rois


--
Os 10 Mandamentos da Improvisação

1.    DIRÁS SEMPRE SIM ÀS PROPOSTAS APRESENTADAS: Algo muito importante na improvisação é estar aberto a tudo (ou quase tudo) que for apresentado pelo companheiro de cena. Para um bom desenvolvimento da improvisação, é preciso abrir a mente e embarcar nas “viagens” propostas, resultando (geralmente) em um bom exercício e uma divertida brincadeira.

2.    CRIARÁS UM PERSONAGEM PARA CADA IMPROVISAÇÃO: É sempre bom começar uma improvisação com um personagem em mente para definir o rumo da cena improvisada. É importante ressaltar que haverá momentos em que seu companheiro de improvisação, através do dialogo da improvisação, irá impor o seu personagem e suas características. Por isso, seguindo o primeiro mandamento, embarque na idéia dele, se parecer uma boa.

3.    DESENVOLVERÁS UM CONFLITO PARA SER RESOLVIDO: Uma peça que se preze tem que ter um conflito para ser resolvido; e não é diferente da improvisação. O conflito é a razão do desenrolar da história, o “porquê” daquilo que acontece no decorrer da cena. Estabeleça sempre um conflito no começo da cena, se não for proposta pela platéia ou outros participantes antes da improvisação.

4.    DEFINIRÁS UM AMBIENTE PARA A IMPROVISAÇÃO
: Nenhuma história acontece no meio do nada. É preciso estabelecer um local para acontecer a improvisação. Mesmo que não se fale onde se passa a cena, pode determinar através da “interação com o ambiente”, como por exemplo escovando os dentes olhando para o espelho, pegar o enxaguante bucal, etc... mas nada que se possa ser transformado no decorrer da improvisação, gerando muito riso e novas idéias.

5.    MENOS SERÁ MAIS: Na improvisação são importantes os detalhes, mas detalhes demais tornam a cena cansativa e confusa. Defina todos os elementos citados acima, mas não ponha detalhes demais, para não se enrolar.

6.    ESTARÁS SEMPRE SENSÍVEL AOS ELEMENTOS DA IMPROVISAÇÃO: Fique sempre atento aos elementos propostos anteriormente (personagem, tema/conflito e ambiente) e fique atento a reação do público e de seus companheiros. É importante saber se a proposta está dando certo. Se não, mude.

7.    NÃO LIMITARÁS A IMAGINAÇÃO: Dê asas à imaginação enquanto improvisa.Quanto mais maluco parecer, mais engraçado é. O pirulito virou uma vassoura ou um guarda-chuva? Ótimo! Divirta-se!

8.    CRIARÁS RELAÇÕES VERDADEIRAS COM OS OUTROS PERSONAGENS: Um dos grandes problemas na improvisação e no teatro amador é que os atores, quando interpretam, não reagem como alguém reagiria em determinada situação, e também não reagem de forma verdadeira quando o seu personagem se relaciona com outro personagem. Por exemplo: um ator que interpreta um namorado de outro personagem, e nem olha direito pro outro ator. Simplesmente não parece que os personagens têm uma relação entre si. Nunca esqueça: crie relações com os outros personagens e relacione seu personagem com eles de forma verdadeira.

9.    FINALIZARÁS TODAS AS IMPROVISAÇÕES PROPOSTAS: Sempre resolva o conflito. Sem uma resolução pro conflito a cena fica sem sentido. E, é importante ressaltar, sempre opte por uma resolução COM SENTIDO ou, no mínimo, aceitável. #Pleasee!!

10.    TRABALHARÁS EM EQUIPE COM SEUS COMPANHEIROS DE IMPROVISO: Trabalhe em equipe! Já disse tudo... kkkkk...

... AMÉM !


Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário