Extraído de: http://dancadoceu.zip.net/
Falar em dança no ambiente litúrgico ainda causa certo estranhamento em algumas pessoas. É muito mais fácil associar a dança ás coisas do "mundo", ao profano do que ás coisas de Deus. Esta "facilidade" nos transforma muitas vezes em críticos; ou ainda, em prisioneiros, e impede a manifestação de uma das mais belas formas de expressão: a dança.
O
fato é que tal "facilidade" não exclui a existência de uma dança
consagrada ao Senhor como genuína forma de adoração, portadora de uma
palavra profética independente de técnica que esteja sendo usada- Balé
Classico, Balé Moderno, Jazz... Todas as técnicas faoram criadas por
Deus
"Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coias..." Rm 11:36.
"Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coias..." Rm 11:36.
Deus é a origem, o meio e a finilidade de tudo.
Técnica e unção parecem temas contraditórios. Uma fusão aparentemente
difícil, que na realidade tornou-se um chavão de que crentesnão são
capazes de desenvolver qualidade com o compromisso assumido com Deus.
Algumas técnicas de dança são duramente criticadas. Falar em Jazz, por
exemplo, nos impele a uma automática associação com sensualidade. Neste
caso pensar nesta técnica de dança como forma de adoração é uma
possibilidade muito remota. Entretanto, o Jazz possui inúmeros atributos
que fazem desta dança uma técnica importante que auxilia na formação de
corpos cada vez mais ecléticos. Corpos que consagrados ao Pai tornam-se
instrumentos afinados nas mãos do criador. Infelizmente tais atributos sempre caem no esquecimento, realçando
unicamente a ideia de dança sensual.
Forma de expressão artística, o Jazz surgiu nos EUA e suas raízes, ditas
"populares", então diretamente ligadas a cultura negra. Durante as
viagens dos navios negreiros da Africa para os EUA, os negros imitavam
as danças dos seus senhores brancos-polcas, valsas, quadrilhas, etc, de
acordo com a visão que tinham da cultura européia, misturandoum poucocom
as danças que conheciam e utilizando instrumentos de sua cultura. Em
1740, quando os tambores foram proibidos no sul dos EUA para evitar
insurreições, os negros foram obrigados a improvisar para perpetuar seus
costumes, dançando ao som de palmas, sapateados e do banjo. No século
XIX as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões e a
sofrer novas influências. Logo esta dança, considerada agora de negros e
de brancos, tomou conta dos palcos influenciando decisivamente na
Comédia Musical, que nada mais era do que os primeiros passos do que
hoje se conhece como Jazz.
De acordo com o dicionário Aurélio (1999), "técnica" significa a
"maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo". As
diferentes técnicas do Jazz demonstram que muitos príncipios foram
herdados do Balé Clássico e da Dança Moderna, alcançando um alto nível
técnico aliado ao raciocínio rápido, garra, força, precisão de
movimentos e forte expressão corporal. A técnica de Jack Cole, por exemplo-um dos primeiros a fundir as
técnicas da Dança Moderna aos movimentos "populares" do Jazz- trabalha
com pliés profundos, explosão de movimentos, isolamento das partes do
corpo, deslizes em trabalho de solo...Ou seja, características marcantes
mantidas até hoje no Jazz.
Estas são algumas das numerosas características que compóem as
diferentes métodos de fundamentação técnica desta forma de dança. São
fatores de suma importância trabalhados de forma incansável durante as
aulas com o objetivo de se alcançar a qualidade de movimento. Técnica é
sinônimo de conhecimento. com conhecimento podemos aumentar o nosso
vocabulário corporal e dançar de maneira cada vez melhor, não para
agradar a homens, mas para oferecer a excelência ao Pai...
É comum ouvir-se falar ainda sobre o movimento dos quadris. Talvez o
quadril seja foco de sensualidade principalmente para nós, de sangue
latino. Mas gostaria de chamar atenção de que, antes de mais nada, o
quadril é uma das partes que compõem o corpo humano-criação
minuciosamente realizada por Deus. A estabilidade e a força da
musculatura do quadril são imprescindíveis para que possamos nos manter
em pé e andar. Em segundo lugar o problema não está em movimentar o
quadril; o probelma está na forma como se movimenta esse quadril. Cabe a
mim e a você movimentá-lo de maneira santa ou não. Se a questão for
sensualidade, qualquer parte do corpo pode ser sensual: os braços, as
pernas, a cabeça...Ou até mesmo um simples olhar. O fato é que a
sensualidade é o reflexo daquilo que está no interior do homem. Em Lucas
6.45 está escrito:"...a boca fala do que está cheio o coração".
Para os que adoram ao Senhor com danças, o corpo é quem fala! Se o nosso coração for um coração quebrantado, que se enche da Palavra e possui um imenso desejo de adorar ao Pai, seremos canais para que o sobrenatural de Deus se manifeste através da dança verdadeiramente profética. Caso contrário seja qual for a dança, independente da técnica, não será adoração. Será espetáculo.
Para os que adoram ao Senhor com danças, o corpo é quem fala! Se o nosso coração for um coração quebrantado, que se enche da Palavra e possui um imenso desejo de adorar ao Pai, seremos canais para que o sobrenatural de Deus se manifeste através da dança verdadeiramente profética. Caso contrário seja qual for a dança, independente da técnica, não será adoração. Será espetáculo.
Não quero trazer valores seculares para a esfera eclesiástica. Cremos
que o que é realizado no mundo, e pelo mundo, é produto distorcido
daquilo que Deus estabelecei para mim e para você na Palavra. Mas não
podemos nos deixar aprisionar por conceitos ou preconceitos equivocados.
Deus nos deu dons. Cabe a nós desenvolvê-los ao Senhor com qualidade.
Ele quer nos encher do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e
de conhecimento para que façamos tudo com excelência. Não podemos
desperdiçar a ciência que o Pai tem nos ofertado. Portanto, deixemos o
corpo ser verdadeiramente templo do Espírito Santo! E que um forte mover
nos leve de maneira muito peculiar á presença do Pai.
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