Estava visitando o blog dos Hospitalhaços, e vi a novos tipos de palhaços (novos pra mim, né...)!
Confiram abaixo as DIGIevoluções dos palhaços em vermelho (um salve aos internautas nerds que entenderam a digipiada... XD):
Augusto: também chamado Tonto, no Brasil, Toni ou Tony. É extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente, provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. Vestido de qualquer maneira, tem um característico nariz vermelho postiço e grandes sapatos. O augusto se diversifica em múltiplas categorias, algumas das quais se indicam a seguir. Diversas lendas coincidem a fazer nascer o personagem no Circo Renz de Berlim (1865), encarnado por um tal August, um moço de jeito enfadonho e beberrão — de onde vem o nariz vermelho.
Excêntrico:
evolução do personagem do Augusto, contraposto a este pela dignidade de
sua sabedoria e pela inteligência que demonstra ao enfrentar as
dificuldades que muitas vezes resolve com uma genialidade surpreendente.
Apresenta-se sempre só e normalmente não fala. Como oponentes
dramáticos substitutivos do clown, usa instrumentos musicais e outros
objetos.
Palhaço de sarau:
especialidade de palhaço (normalmente augusto) que atua nas entradas de
barragem. É um descendente evoluído dos primeiros augustos, os quais,
antes de formar parcerias com os clowns, se ocupavam de entreter o
público para preencher o vazio entre os números de circo (montagem e
desmontagem da gávea, instalação e retirada de aparatos, etc).
Messié Loyal: diretor
e apresentador de picadeiro, do qual é autoridade inapelável. É o
companheiro mais luxuoso que pode ter uma trupe de palhaços. (Evolução do branco.)
Bufão: Personagem cômica próxima do fanfarrão, do louco, do parvo e do truão, e que se destaca pela indecência e pelo comportamento desregrado. Este comportamento pode ser o exato reflexo da natureza truanesca do bufão ou pode ser pura dissimulação. Partilha com as personagens mais universais do bobo e do louco as deformações físicas que resultam no cômico de caráter. Também pode partilhar com o palhaço e o truão a maquiagem para se apresentar em palco e representar o papel de fanfarrão e bravateador.
Personagem: é o mais engraçado de todos os palhaços. Ele/ela é travesso, sociável e generoso nas palhaçadas. Suas ações são importantes, torpes, desajeitadas, deselegantes e inoportunas. Este palhaço não tem muito em comum com o Cara Branca, exceto a maquiagem e a roupa. Sua personalidade é a de um alvoroçador. Quando aparece com o Cara Branca, o Augusto (em alemão significa “tonto”), é o alvo das brincadeiras. Todavia, com o palhaço Tramp, converte-se num incitador com o controle da situação. Um clown de personagem é o que identificamos com uma profissão (bombeiro, marinheiro, médico, vaqueiro, polícia, menino, personagem de um conto, etc...)
Mimo-clown: clown mímico, variedade de clown terno, habitualmente mudo. Apresenta-se só e, tendo os objetos como oponentes, demonstra uma grande quantidade de habilidades físicas ou musicais. Neste sentido, suas concepções de dramaturgia são paralelas às do augusto excêntrico. Em geral, o personagem lembra o Pierrot da Comédia Del’arte e é de natureza frágil e delicadamente poético.
Bufão: Personagem cômica próxima do fanfarrão, do louco, do parvo e do truão, e que se destaca pela indecência e pelo comportamento desregrado. Este comportamento pode ser o exato reflexo da natureza truanesca do bufão ou pode ser pura dissimulação. Partilha com as personagens mais universais do bobo e do louco as deformações físicas que resultam no cômico de caráter. Também pode partilhar com o palhaço e o truão a maquiagem para se apresentar em palco e representar o papel de fanfarrão e bravateador.
Personagem: é o mais engraçado de todos os palhaços. Ele/ela é travesso, sociável e generoso nas palhaçadas. Suas ações são importantes, torpes, desajeitadas, deselegantes e inoportunas. Este palhaço não tem muito em comum com o Cara Branca, exceto a maquiagem e a roupa. Sua personalidade é a de um alvoroçador. Quando aparece com o Cara Branca, o Augusto (em alemão significa “tonto”), é o alvo das brincadeiras. Todavia, com o palhaço Tramp, converte-se num incitador com o controle da situação. Um clown de personagem é o que identificamos com uma profissão (bombeiro, marinheiro, médico, vaqueiro, polícia, menino, personagem de um conto, etc...)
Mimo-clown: clown mímico, variedade de clown terno, habitualmente mudo. Apresenta-se só e, tendo os objetos como oponentes, demonstra uma grande quantidade de habilidades físicas ou musicais. Neste sentido, suas concepções de dramaturgia são paralelas às do augusto excêntrico. Em geral, o personagem lembra o Pierrot da Comédia Del’arte e é de natureza frágil e delicadamente poético.
Carabranca (Clássico) Europeu:
muitas vezes chamado de Pierrot. Um clown elegante, artístico,
colorido, inteligente e alegre. Sua atuação é supremamente artística e
com muitas habilidades, porém com um estilo cômico dramático.
Carabranca "Engomado":
é o aristocrata dos clowns. Assim como o Europeu, é um clown elegante,
artístico, colorido, inteligente e alegre. Quando atua com outros
palhaços ele é o chefe. Atua muito artística e habilidosamente, com
estilo cômico e dramático. Quando atua com o Augusto ou com o Vagabundo,
é ele quem manda, organizando as rotinas, dando mais do que recebendo
tortaços, pontapés e pratos de nata na cara. É mais engraçado que o
Carabranca Europeu, porém mais reservado que o Augusto.
Grande abraço!
Pedro Rois
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