Eaê galera! A paz do Senhor!
Hoje estou postando o conteúdo da 2ª aula do curso de clown, sobre o palhaço e seus conceitos, a história dos palhaços e os tipos de palhaços. Enjoy!
Abraço!
Pedro Rois
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O que é um palhaço?
"Um palhaço é um poeta, que também é um orangotango!" Mr Art Guffaw (Foto).
"Um palhaço é um poeta, que também é um orangotango!" Mr Art Guffaw (Foto).
Um palhaço é uma caricatura da
vida, uma memória estimada desde a infância, um artista, um contador de
histórias que traz sorrisos e gargalhadas para o público de todas as idades.
Um palhaço de sucesso deve fazer coisas ordinárias engraçadas e transportar o
público para um mundo de fantasia por um curto período de tempo.
Para
fazer isso um palhaço pode usar esquetes, malabarismo, mágica, equilibrismo,
marionetes, mímica, balões e monociclo. Contar uma piada é outra ferramenta do palhaço,
mas é importante contá-la de maneira muito engraçada. Palhaços
são gênios que parecem tolos. Eles são espontâneos e à moda antiga;
inocentes e astutos; simples e complexos.
Clowning
ao longo da História
Palhaços têm divertido a sociedade humana durante séculos e são encontrados em uma forma ou de outra em cada cultura. As primeiras informações registradas sobre palhaços vieram os egípcios cerca de 3000 aC., mas a Grécia e Roma Antigas tiveram os seus também (o chamado circo romano, executado no Coliseu, durante a política do Pão e Circo). O tribunal e as atividades da cidade na Idade Média e no Renascimento incluíam entretenimento de palhaços e shows. Os mais conhecidos foram os malabarismo e canções de "bobos" (da corte), em trajes coloridos e originais. Eles freqüentemente tinham maior liberdade (legalmente e socialmente) do que outros na corte, mas há histórias sobre punição para ir longe demais. Junto com músicas e piadas, seus atos incluíam magia, acrobacias, contadores de histórias, fantoches, andar na corda bamba, e comer fogo, e trabalhar com animais. Durante o Renascimento, esses artistas se tornaram artistas de teatro e em programas de certas personalidades distintas trabalhavam como o executor (narrador e mestre de cerimônias), chamado de Arlequim. Depois de muito tempo, com a aprovação de leis sobre a restrição do teatro de rua, as performances silenciosa (pantomimas) foram inventados. Palhaços usaram mímica desde então.
Palhaços têm divertido a sociedade humana durante séculos e são encontrados em uma forma ou de outra em cada cultura. As primeiras informações registradas sobre palhaços vieram os egípcios cerca de 3000 aC., mas a Grécia e Roma Antigas tiveram os seus também (o chamado circo romano, executado no Coliseu, durante a política do Pão e Circo). O tribunal e as atividades da cidade na Idade Média e no Renascimento incluíam entretenimento de palhaços e shows. Os mais conhecidos foram os malabarismo e canções de "bobos" (da corte), em trajes coloridos e originais. Eles freqüentemente tinham maior liberdade (legalmente e socialmente) do que outros na corte, mas há histórias sobre punição para ir longe demais. Junto com músicas e piadas, seus atos incluíam magia, acrobacias, contadores de histórias, fantoches, andar na corda bamba, e comer fogo, e trabalhar com animais. Durante o Renascimento, esses artistas se tornaram artistas de teatro e em programas de certas personalidades distintas trabalhavam como o executor (narrador e mestre de cerimônias), chamado de Arlequim. Depois de muito tempo, com a aprovação de leis sobre a restrição do teatro de rua, as performances silenciosa (pantomimas) foram inventados. Palhaços usaram mímica desde então.
O
CIRCO - Hoje, quando pensamos em circo, (na maioria das vezes) a
primeira figura que vem a mente é o palhaço. Os palhaços podem funcionar sem o
circo, mas o circo poderia trabalhar sem os palhaços?
Os
precursores do circo começaram na Inglaterra em 1768, e contavam com números de
equitação (números com cavalos). Em 1782 Charles Hughes formou o Royal Circus;
e por volta de 1820, se mostra mais modelado depois que percorreu toda a
Europa, agora com palhaços como parte integrante. Através dos tempos, o circo
foi se aperfeiçoando e baseando seus espetáculos em números arriscados com ou
sem animais, truques de animais selvagens e números de palhaços. Hoje em dia,
os circos modernos (sob o conceito do Novo Circo) combinam circo e teatro com o
foco nos intérpretes humanos, incluindo os palhaços – e como exemplos temos o
Cirque Du Soleil, Circo da Apple, e Roncalli Cirque.
Tipos de palhaço
Cada personagem palhaço tem uma
personalidade e uma maneira de se comportar. Cada geração e cultura inventam um
novo figurino e configurações para seus palhaços, mas o confronto entre os
poderosos e os fracos segue de base a todas as tradições.
:
Como um dos mais antigos palhaços, os bufões, muitas vezes serviram à realeza. Eles
faziam o rei rir com brincadeiras e truques, mas também eram assessores
espertos. Hoje, cartunistas, satíricos, e comediantes que usam a política como
o seu jogo assunto este papel. Bobo (da corte) ou tolo
: Este palhaço nunca fala, mas usa o rosto, mãos e
corpo para expressar a história. Às vezes, um palhaço pantomimo usará adereços
imaginários, preferindo fazer malabarismos com bolas imaginárias ao invés da
coisa real.
Marcas características incluem exagero, em relação às coisas corriqueiras da
vida e movimentos, e uma estranha maneira de caminhar. O
palhaço pantomimo mais famoso foi Marcel Marceau. Ele podia
contar histórias inteiras sem falar. PALHAÇO Pantomimo
Apesar deste artista fazer barulhos com a boca, suas apresentações são um bom exemplo de pantomima...
August: (pronuncia “aw-goost") Esta palavra é do alemão
e significa estúpido, desajeitado, ou" palhaço. O Augusto executa um
estilo pastelão, infantil de que nós rimos porque vemos o nosso próprio
comportamento bobo refletido.
Este é o palhaço que pode obter uma torta na cara, ou levar um tapa do homem
reto. Marcas características incluem maquiagem exagerada, roupas
maiores e brilhantes, sapatos enormes, e os movimentos desajeitados.
equin: Em 1570, ele começou como servente e peso das
piadas, mas se tornaram mais sofisticados. Manchas irregulares nos seus trajes
tornaram-se padronizadas e simétricas, com triângulos de cor vermelha, verde e
azul, unidos por trança amarela. O rosto é muitas vezes uma meia-máscara. Marcas características
são o traje e uma mistura de ingenuidade e astúcia, espirituoso e estúpido. O Arl
: estes são palhaços mais
refinados, mais silenciosos, pois são os palhaços chefe.
Eles levam muito a sério os seus papéis como "homens heterossexuais",
palhaços que jogam tortas de creme ou dão um tapa. Marcas brancas
características incluem principalmente maquiagem, figurinos bonitos com
lantejoulas, ou de uma só cor, como o terno pijama com um colar branco, um
pequeno gorro ou chapéu cônico, e sério, com um comportamento digno. Essa tradição começou no século 16 da Europa com a
Comédia Dell’arte. Whiteface Clowns
Aos 25 segundos, exemplo de white clown clássico.
: Os palhaços personagens (ou CLOWN, para os brasileiros) são
palhaços originais e modelados, pelos quais pessoas reais dão ao público a sua visão
do mundo e perspectiva única. Eles costumam levar muitos anos para
se desenvolver. As características incluem a marca da individualidade, pois
carregam as características de seus interpretes. Muitos retratam um determinado estilo de vida, profissão ou
estereótipo exagerado. Bons exemplos são os comediantes em Hollywood, como
Buster Keaton, Keystone Cops, Laurel e Hardy (Gordo e Magro), e os Stooges(Os Três Patetas), que foram
considerados três palhaços personagem. WC Fields começou como um malabarista de tramp;
e Charlie Chaplin ("Little Tramp") é um dos melhores exemplos. The Caracter Clown
Dupla clássica - Clown branco e Clown Augusto
Antes de começar a montar o seu
palhaço, é preciso saber que existem dois tipos clássicos de clowns: o branco
e o augusto. Conhecendo esses dois tipos, fica mais fácil saber que
personagem em uma peça você pode interpretar e como agir.
O clown branco é a encarnação
do patrão, o intelectual, a pessoa cerebral. O augusto (no Brasil, tony
ou tony-excêntrico) é o bobo, o eterno perdedor, o ingênuo de boa-fé, o
emocional. Ele está sempre sujeito ao domínio do branco, mas, geralmente,
supera-o, fazendo triunfar a pureza sobre a malícia, o bem sobre o mal.
Intelectuais afirmam que a relação desses dois tipos de clowns acaba
representando cabalmente a sociedade e o sistema, e isso provoca a
identificação do público com o menos favorecido, o augusto.
Criando um personagem do palhaço
/ Descobrindo o seu clown
O chapéu é o melhor lugar para
começar. Escolha vários tipos e experimente cada um de todas as formas
possíveis, como a forma de colocá-lo em sua cabeça. O chapéu reflete o caráter
que você quer desenvolver. Em seguida, desenvolva uma atitude. Aprenda a se
expressar através de movimentos físicos. Exagere emoções, intenções, reações, e
todas as suas atividades. Experimente um passeio pela rua, pois é nesses
momentos de risco é que o seu palhaço vem a tona. Definir uma
personalidade, roupa, e maneirismos. Trabalhar expressões faciais e maquiagem.
Finalmente, invente uma história de vida para o palhaço. Imagine uma história,
uma família e um lar. Isso ajuda a trazer o personagem para a vida. Escrever
esquetes para estudá-lo em cada situação. Imagine difícil, mas em típicas
situações cotidianas (um exemplo é o personagem Mr. Bean e seu seriado).
Experimente. Divirta-se. Pratique. Ensaie. E certifique-se de que o que você
inventou é compatível com sua própria personalidade.
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